Polícia Civil cumpre mandado de prisão após jovem ser encontrado morto no Rio do Peixe, em Joaçaba
- Gabriel Leal
- 29/11/2025 18:27

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Herval d’Oeste, cumpriu, na manhã deste sábado, 29 de novembro, um mandado de prisão e outro de busca e apreensão ligados ao caso do desaparecimento de Ismael Delsiovo Cruz, de 25 anos. O corpo encontrado na última quinta-feira (27), no Rio do Peixe, em Joaçaba, havia sido identificado como sendo do jovem.
Ismael havia sido visto pela última vez no dia 6 de novembro, quando saiu de sua residência, em Herval d’Oeste, pilotando sua motocicleta. Dois dias depois, em 8 de novembro, o veículo foi localizado abandonado próximo à Escola Básica Municipal Estação Luzerna, com o capacete caído ao chão. Elementos encontrados posteriormente na casa da vítima reforçaram as suspeitas sobre as circunstâncias do desaparecimento.
As equipes de investigação realizaram uma ampla varredura, com análise de imagens de videomonitoramento, coleta de depoimentos de familiares e conhecidos e buscas com apoio do Grupo de Operações, Resgate e Salvamento com Cães (GORSC). O trabalho permitiu identificar que Ismael havia sido visto por último na companhia de um conhecido, que permaneceu no local por cerca de 4 horas e 40 minutos antes de sair sozinho. As evidências reunidas também apontaram tentativas de alterar o cenário dos fatos.
Após dias de buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Joaçaba e pela Polícia Civil ao longo do Rio do Peixe, o corpo do jovem foi localizado no início da tarde de quinta-feira (27), às margens do rio, em área pertencente ao município de Joaçaba.
Com o avanço das investigações, o Poder Judiciário expediu mandado de prisão contra o suspeito, após representação da Polícia Civil e parecer favorável do Ministério Público. A ordem foi cumprida neste sábado, juntamente com um mandado de busca e apreensão para coleta de novos elementos que possam esclarecer o caso.
As diligências continuam para a conclusão do inquérito policial. A Polícia Civil aguarda o laudo da Polícia Científica, que deve determinar as causas e circunstâncias da morte. Por enquanto, a investigação segue sob sigilo, e informações adicionais serão divulgadas conforme o avanço dos trabalhos.




