Polícia Militar trabalha na implantação da Rede Rural de Segurança com georreferenciamento em Capinzal
- Jardel Martinazzo
- 14/10/2025 17:49

Foto: Ascom Câmara de Vereadores
Na tarde de segunda-feira (13), o presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal, Kelvis Borges, esteve reunido com o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar, Major Vilmar Rosa, o policial João Paulo, além do presidente do Sindicato Rural, Paulo Dambrós e do tesoureiro, Thiago D’Agostini D’Agnoluzzo.
O encontro teve como pauta principal a reivindicação dos produtores rurais por maior patrulhamento no interior do município. Segundo Kelvis Borges, desde a eleição do ano passado ele tem mantido diálogo com agricultores que pedem reforço nas ações de segurança, especialmente diante de registros de furtos de gado e outras ocorrências. O vereador destacou, no entanto, que esses casos têm diminuído nos últimos meses.
Durante entrevista à Capinzal FM, o Major Vilmar Rosa explicou que foram apresentados alguns parâmetros e que a Polícia Militar está em tratativas com uma empresa especializada para implantação do georreferenciamento rural. A iniciativa tem como objetivo identificar e mapear, via GPS, as propriedades e moradores do interior, dentro do programa “Rede Rural de Segurança com Georreferenciamento”.
De acordo com o comandante, uma nova reunião está prevista para a próxima semana, quando representantes da empresa apresentarão o projeto, que já está em fase de testes em outros municípios da região. A partir dessa etapa, deverão ser realizadas reuniões em cada comunidade rural para repassar detalhes e orientações sobre o funcionamento do programa.
“A Polícia Militar sempre se preocupa com a segurança rural. É por isso que estamos trabalhando nesse projeto de georreferenciamento, para garantir uma sensação de segurança ainda maior para o município e o interior”, ressaltou o Major Vilmar Rosa.
O georreferenciamento rural consiste no uso de tecnologia GPS para localizar com precisão as propriedades rurais, por meio de um código único fornecido ao proprietário. A ferramenta facilita o atendimento rápido a ocorrências e otimiza o policiamento preventivo, tornando o campo mais seguro para os produtores e suas famílias.