Educação

OUÇA: Prefeitura de Ouro e CRE de Joaçaba discutem realocação de alunos para viabilizar reforma do colégio Silvio Santos

  • Jardel Martinazzo
  • 05/02/2026 16:02
10723495976984ea01c304d4.69381400.jpg

Na tarde desta quinta-feira (5), o prefeito de Ouro, Claudir Duarte, recebeu em seu gabinete a coordenadora regional de Educação (CRE) de Joaçaba, Beatriz Colusso Zagonel. O encontro teve como foco principal o avanço das tratativas para a reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos, uma das mais importantes unidades de ensino do município.

Durante a reunião, Beatriz ressaltou que a obra é considerada essencial para a segurança e a qualidade do ambiente escolar. Segundo ela, a atual quadra esportiva da escola apresenta riscos e precisará ser retirada, o que faz parte do projeto de revitalização total da unidade. A coordenadora destacou ainda o empenho do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação para viabilizar o investimento, já autorizado pelo governador.

Beatriz também enfatizou a parceria com o município de Ouro, agradecendo o apoio constante da administração municipal em todas as etapas do processo. De acordo com ela, o momento agora é de planejamento para a realocação temporária dos alunos, garantindo que o ano letivo transcorra com segurança, dignidade e em um ambiente adequado ao processo de ensino e aprendizagem. “Nosso objetivo é encontrar um espaço que respeite a função educacional e ofereça condições adequadas tanto para os estudantes quanto para os profissionais da educação”, afirmou.

A coordenadora explicou que algumas alternativas já foram analisadas. Atualmente, estão sendo avaliados espaços públicos municipais, que poderão passar por adequações até o fim de maio, período em que a ordem de serviço deve ser entregue. A licitação para a contratação da empresa responsável pela obra já está em andamento.

O prefeito Claudir Duarte destacou a importância do investimento, que ultrapassa os R$ 8 milhões, e afirmou que a reforma será praticamente a construção de uma nova escola. “Vai se aproveitar muito pouco da estrutura atual. Será uma escola ampla, moderna e preparada para atender nossos alunos por muitos e muitos anos”, pontuou.

Claudir também reforçou que, embora a escola seja da rede estadual, os alunos são do município e merecem total atenção do poder público local. Segundo ele, a prefeitura está de portas abertas para colaborar com o Estado, inclusive disponibilizando espaços públicos para a instalação provisória da escola, caso necessário. “Sabemos que esse período pode gerar algum desconforto, mas é um sacrifício temporário diante do benefício permanente que ficará para a nossa comunidade”, ressaltou.

Agora, a definição do local provisório depende de avaliações técnicas da Secretaria de Estado da Educação e da equipe de engenharia, que irão analisar qual espaço melhor se adapta às necessidades da escola. Após essa etapa, Estado e município devem formalizar a parceria para garantir que os alunos do Silvio Santos sigam com as aulas normalmente durante todo o período das obras.

Enquete