Polícia

Preso por assassinato de motorista em Ponte Serrada alega legítima defesa

  • Jardel Martinazzo
  • 30/12/2025 14:08
1402200205695407ba620307.80177853.jpg

(Foto: Joel Da Silva/Oeste Mais)

O homem acusado de matar a facadas o motorista Jhonatam Júnior da Silva Novask alegou legítima defesa, segundo divulgado pela Polícia Civil. Ele se apresentou na companhia de um advogado na delegacia de Xanxerê e está preso preventivamente no Presídio Regional do município.

“Durante o interrogatório formal perante o Delegado de Polícia, o investigado, acompanhado de advogados constituídos, alegou a excludente de ilicitude denominada legítima defesa, afirmando ter agido em reação a suposta agressão inicial da vítima”, diz um trecho da nota divulgada pela Polícia Civil.

Um mandado de prisão já estava em aberto contra o idoso, de 65 anos. O homicídio ocorreu na manhã do último sábado, dia 27, em frente a um posto de combustível em Ponte Serrada, no Oeste catarinense.

Conforme apurado durante as investigações, o crime aconteceu após uma discussão sobre uma suposta manobra inadequada de trânsito entre Jhonatam, que conduzia um caminhão Scania G460, e o investigado, que dirigia um automóvel Fiat Weekend Adventure.

As imagens colhidas registraram a luta corporal entre ambos, momento em que foram desferidos diversos golpes de faca contra o caminhoneiro, atingido no abdômen, tórax, braço e rosto, o que causou lesões gravíssimas.

Mesmo após pronto atendimento pelo Samu e encaminhamento ao hospital do município, Jhonatam não resistiu aos ferimentos. Após o crime, o investigado fugiu do local. O automóvel utilizado na fuga foi localizado no Assentamento Santa Rosa I, em Abelardo Luz.

O motorista e o idoso não tinham passagens policiais, segundo a Polícia Militar. Conforme a PM, o homicídio foi motivado por uma discussão no trânsito. A guarnição relatou que autor e vítima “pararam para se acertar” após um dos envolvidos fechar o outro enquanto trafegavam pela BR-282.

A carreta que Jhonatam dirigia tem placas de Chapecó e pertence à empresa Cetric, do mesmo município. O grupo divulgou uma nota de pesar lamentando a morte do motorista, que trabalhava na empresa há cerca de dois anos.

“Sua dedicação, companheirismo e alegria deixaram marcas profundas em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, diz um trecho. “Neste momento de dor, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família e aos amigos”, completa a nota.

O corpo de Jhonatam foi sepultado em Chapecó na tarde de domingo, dia 28. A cerimônia de despedida ocorreu por volta das 14 horas, no Cemitério Jardim do Éden.

Créditos: Oeste Mais

Enquete