Saúde

Rede Feminina intensifica ações do Outubro Rosa e alerta para diagnósticos cada vez mais precoces

  • Gabriel Leal
  • 01/10/2025 10:05
78587600268dd28e355fe67.55844969.jpg

Com a chegada de outubro, a Campanha Outubro Rosa ganha força em Capinzal e Ouro por meio das ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Lançada em 6 de agosto, a edição de 2025 traz como tema “Escolhas Saudáveis, Vida Protegida”, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, o Jornal 102  entrevistou a presidente da entidade, Márcia Pereira, e com a vice-presidente, Amarilene Bortoli Dupont, que detalharam a programação de atividades no referido mês:

06 – Palestra para mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

07 – Encontro com colaboradoras da Fast

09 – Roda de conversa com funcionárias da Cresol

17 – Participação no evento da Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal (AMMAC), no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro

22 – Recepção de mulheres do Caps Microrregional de Ouro na sede da Rede Feminina

25 – Encontro com a Associação Ourense de Mulheres da Agricultura Familiar em Linha Dambros

26 – Projeto “Elas”, na Igreja Adventista do Sétimo Dia

28  – Capacitação na Escola Belisário Pena

Também serão definidos encontros especiais com as cerca de 30 integrantes do Grupo +Vida, formado por mulheres em tratamento ou já acometidas pelo câncer, sempre nas últimas quintas-feiras do mês, com profissionais de saúde para oferecer acolhimento, troca de experiências e fortalecimento emocional.

De acordo com o INCA, somente em 2025 estão previstos mais de 70 mil novos casos de câncer de mama e mais de 17 mil de colo de útero no Brasil. Cerca de 80% dos casos têm relação com fatores externos, o que reforça a necessidade de prevenção.

Em Capinzal, a Rede disponibiliza exames preventivos: o Papanicolau é realizado na própria entidade, sem agendamento, por ordem de chegada. Já a mamografia e a ultrassonografia exigem prescrição médica; com a guia em mãos, a paciente deve procurar a Rede munida de documento pessoal e cartão do SUS. Após a autorização, os exames são agendados no Hospital Nossa Senhora das Dores (mamografia) e no CID (ultrassonografia). Em casos urgentes, como necessidade de biópsia, a entidade também oferece suporte.

Márcia destacou o caráter de acolhimento e orientação da Rede Feminina e reforçou a importância de manter os exames em dia, lembrando ainda que o câncer de mama também pode atingir os homens.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e nas quartas-feiras também no período da manhã, das 8h às 11h30min. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone-Whatsapp: 3555-5067.

Neste ano, a entidade colocou à venda camisetas da campanha ao valor de R$ 35,00. Já foram comercializadas cerca de 800 unidades, e a expectativa é ultrapassar o resultado de 2024, quando aproximadamente 1.300 peças foram vendidas.

Atualmente, cerca de 30 mulheres atuam como voluntárias na Rede Feminina, e novas colaboradoras são sempre bem-vindas para fortalecer essa causa.

Ouça:

Enquete