Saúde

Secretaria da Saúde de Capinzal reorganiza áreas de cobertura e projeta novas unidades

  • Gabriel Leal
  • 12/09/2025 10:42
99272631368c4247823f734.71670448.jpg

A Secretaria da Saúde de Capinzal anunciou alterações nas áreas de cobertura das unidades de saúde do município.

Em entrevista à Capinzal FM, a coordenadora de Atenção Básica, Gracieli Rosetti Giumbelli, explicou que o ESF Lar Imóveis, responsável por atender moradores dos loteamentos Recanto dos Pássaros, Novo Horizonte, Poente do Sol, Universitário e Lar Imóveis, terá mudanças com a conclusão da UBS Recanto dos Pássaros. Após o término das obras, os loteamentos Recanto dos Pássaros, Novo Horizonte e Poente do Sol passarão a ser atendidos na nova unidade.

Além disso, o ESF Parizotto passa a atender alguns moradores do Acesso Cidade Alta e das ruas Leopoldo Wilbert, Leonel Baiolin, Benjamim Barison, Dorival Rosa dos Santos, Guilherme Brancher, José Comerlato e Frei Crispim. Em outras palavras, as ruas localizadas após os Supermercados Copercampos, no sentido BRF, serão atendidas pela Unidade do Parizotto.

A unidade do São Cristóvão continuará responsável pela Vila Sete, Nova Capinzal, João Lanhi, Verde Vale e residentes do Acesso Cidade Alta (do trevo para Piratuba até o acesso à Vila Sete) e do Mercado Borin em direção ao Bairro São Cristóvão.

O ESF São Luiz atende atualmente cerca de 7 mil pessoas, concentrando a maior demanda do município. Nesse sentido, Gracieli destacou a necessidade de construir uma nova unidade de saúde para atender moradores dos loteamentos São Roque, Jardim da Serra, Santa Terezinha e parte do Nossa Senhora de Lourdes. A intenção é implantar a unidade nas proximidades do Jardim da Serra nos próximos anos.

A unidade central é responsável pelo atendimento no centro da cidade e parte dos loteamentos Nossa Senhora de Lourdes, Fernanda, Pôr do Sol, Santa Maria, Maximiliano Toaldo, além de algumas localidades do interior. Com a abertura da futura unidade do Jardim da Serra, localidades próximas poderão ser realocadas para otimizar o atendimento.

O ESF Lindenberg atende as comunidades de Barra do Pinheiro, Capitel Santo Antônio, Distrito de Alto Alegre, Vidal Ramos, Barro Preto, Vila União, Linha Gramado, Linha Pelizzaro e Empresa Velha.

As medidas já estão em vigor e, para otimizar o atendimento, a população é orientada a procurar a unidade de saúde correspondente à sua área de residência.

Gracieli concluiu destacando que está previsto para a manhã do próximo sábado, 20 de setembro, o início de um mutirão de cadastramento dos munícipes no sistema de saúde. Caso o tempo esteja favorável, as ações terão início no Loteamento Nossa Senhora de Lourdes.

Enquete