Polícia

Adolescente é identificado por trote envolvendo falso incêndio ao Corpo de Bombeiros

  • Gabriel Leal
  • 17/10/2025 14:01
194420252968f276c81b2827.11050533.jpg

Um adolescente de 15 anos foi identificado como autor de um trote que acionou o Corpo de Bombeiros para atender um suposto incêndio na noite de quarta-feira, 15 de outubro, no interior de Descanso, no Extremo-Oeste catarinense.

De acordo com a Polícia Civil, a equipe conseguiu localizar o responsável pela falsa comunicação em poucos minutos. Diante da gravidade da situação, foi instaurado o procedimento legal cabível para menores, conforme prevê a legislação.

O episódio serve como alerta à comunidade, pois brincadeiras desse tipo configuram crime, conforme o artigo 340 do Código Penal, que trata da comunicação falsa de crime ou de contravenção. Além disso, esse tipo de conduta pode gerar sérios prejuízos à sociedade, desviando recursos e colocando vidas em risco, já que o deslocamento de equipes para ocorrências falsas pode atrasar o atendimento de emergências reais.

“Reforçamos nosso apelo para que a população tenha consciência e responsabilidade ao acionar os serviços públicos de emergência, especialmente ao orientar crianças e adolescentes sobre a gravidade do uso indevido desses canais. As instituições de segurança e socorro existem para servir e proteger a sociedade. Qualquer uso indevido compromete a segurança de todos”, divulgou a Polícia Civil.

Enquete