Segurança

Polícia Militar e Loteamento Parizotto unem-se para fortalecer segurança local com Programa Rede de Vizinhos

  • Gabriel Leal
  • 27/05/2024 16:10
3971720546654dbfb608f98.28611923.jpg

O Loteamento Parizotto será mais uma localidade do município de Capinzal a contar com o programa “Rede de Vizinhos”.

Uma reunião ocorrerá nesta terça-feira (28), às 19h, nas dependências do Ginásio de Esportes da Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing, entre Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e a Associação de Moradores da Localidade, que atualmente é composto por 70 famílias, ato este, que objetiva oficializar mais esta modalidade de segurança.

A Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina, uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Este processo ocorre através da formação de um grupo no Whatsapp para que os residentes possam trocar informações em momentos de periculosidade no referido âmbito.

O presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Parizotto, Adélio dos Santos comenta sobre este ato que ocorrerá amanhã.

Para criar Rede de Vizinhos, os seguintes passos são fundamentais:

1. Mobilize seus vizinhos.

2. Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro ou cidade.

3. O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.

Definida a necessidade de se implementar a Rede de Vizinhos e para que se tenha o sucesso da REDE, seis eixos estruturantes devem ser adotados conforme o Procedimento Operacional Padrão n.113/2016 da PMSC.

Enquete