Legislativo

Médicos pedem equiparação salarial em reunião com vereadores de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 25/08/2025 18:42
56864499468acd9efaa4537.39075537.jpg

Na tarde desta segunda-feira (25), foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Capinzal para tratar de assuntos relacionados à remuneração dos médicos que atuam no município. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Kelvis Borges, demais parlamentares, o advogado Dr. Hewerstton Humenhuk e profissionais da saúde.

Durante a reunião, o advogado destacou que atualmente há um corte aproximado de 25% nos vencimentos dos médicos, o que compromete a justa remuneração da categoria. Ele reforçou o pedido para que os profissionais recebam o valor integral previsto no edital do concurso público.

O presidente da Câmara, Kelvis Borges, ressaltou a importância da pauta e lembrou que o salário do prefeito de Capinzal está entre os menores da região, servindo como parâmetro para o teto remuneratório dos médicos.

Na sequência, o advogado apresentou minuta de projeto de lei que propõe, de forma excepcional e temporária até o fim da atual legislatura, a majoração em aproximadamente 25% do subsídio do prefeito, como forma de viabilizar a equiparação salarial dos médicos. O documento, segundo ele, já possui precedentes analisados favoravelmente pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina em outros municípios.

Ainda conforme registrado, foi apontado que a defasagem salarial tem ocasionado a saída de profissionais da cidade em busca de melhores oportunidades. Também foi destacado que muitos médicos realizam horas extras sem a devida contrapartida financeira.

Os médicos presentes se comprometeram a manter a qualidade dos atendimentos, que segundo eles já supera a média nacional em Unidades de Saúde, chegando a atender aproximadamente treze pacientes por período, entre consultas agendadas e emergências.

Os vereadores, por sua vez, comprometeram-se a dialogar com o secretário de Saúde para compreender a realidade atual da categoria e buscar soluções para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.

Enquete