Educação

Presença no Enem 2025 fica em torno de 70%, aponta Inep

  • Gabriel Leal
  • 17/11/2025 10:15
565809819691b20703e6e44.26847222.jpg

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira, 17 de novembro, o primeiro balanço referente à participação dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com o órgão, cerca de 70% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados compareceram aos dois dias de prova, realizados em 9 e 16 de novembro.

Somente no primeiro domingo, a abstenção registrada foi de 27%, percentual semelhante ao de edições anteriores. Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o nível de participação manteve o padrão dos últimos anos. Os dados finais serão consolidados em janeiro de 2026, junto com o resultado do exame.

O ministro também confirmou que o gabarito oficial do segundo dia de provas será publicado na quinta-feira, 20 de novembro. “Será um dia importante para os estudantes acompanharem seu desempenho”, comentou.

Mudanças previstas para 2026

Durante a coletiva, Camilo Santana anunciou que o Enem passará a ser utilizado como instrumento de avaliação do ensino médio a partir de 2026. A mudança está relacionada à baixa adesão dos alunos ao Saeb, enquanto o Enem concentra maior engajamento por ser a principal via de acesso ao ensino superior.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, a alteração permitirá uma análise mais fiel do desempenho escolar, já que o exame mobiliza maior preparação por parte dos participantes. O Inep informou que os estudos técnicos para implementar o novo modelo de avaliação já foram concluídos.

Outra iniciativa em análise é a aplicação do Enem 2026 em português para candidatos brasileiros e estrangeiros residentes em Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). O governo estuda a aplicação em formato digital nessas localidades. A decisão final deve ser anunciada até março de 2026.

O Inep registrou cerca de 1,7 mil eliminações no segundo dia do Enem por descumprimento das regras do exame — número considerado abaixo da média histórica. A aplicação ocorreu sem grandes intercorrências em quase todo o país, com exceção de episódios pontuais, como falta de energia no Rio Grande do Sul e ocorrências no Ceará.

No Rio de Janeiro, devido a um tiroteio na Avenida Brasil, os candidatos do Ciep 173 Rainha Nzinga Angola, em Acari, terão o exame reaplicado no dia 17 de dezembro.

Candidatos prejudicados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação entre 17 e 21 de novembro, por meio da Página do Participante. Cada caso será analisado individualmente. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

No Paraná, o Enem foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu, que ficou cerca de 90% destruído após a passagem de um tornado no início do mês.

Aplicação do exame

No segundo dia, os participantes resolveram questões de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). A edição de 2025 marcou a estreia da metodologia testlet, que reúne diferentes itens relacionados a um mesmo texto. Para Manuel Palacios, o formato aprimora a avaliação do letramento dos estudantes.

O exame foi realizado nas 27 unidades da federação, em aproximadamente 165 mil salas, todas equipadas com detector de metais — uma novidade desta edição. Os locais de aplicação totalizaram cerca de 12 mil prédios, distribuídos em 1.805 municípios. Ao todo, mais de 585 mil colaboradores atuaram nos dois dias de exame.

A edição de 2025 também retomou a função de certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que atingirem a nota mínima. Quase 100 mil inscritos declararam interesse nesse uso do exame.

Três municípios do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba — terão calendário diferenciado devido à realização da COP30. Nesses locais, as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Finalidades do Enem

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio permitem o acesso a universidades públicas, instituições privadas com bolsa parcial ou integral, financiamento estudantil, vagas em instituições portuguesas, além de servirem para certificação do ensino médio e autoavaliação de treineiros.

Os estudantes concluintes que participam do programa Pé-de-Meia e realizarem os dois dias de exame receberão um incentivo adicional de R$ 200, depositado em conta da Caixa Econômica Federal.

Enquete