Sétima noite da novena prepara fiéis para a XXVI Romaria de Frei Crispim em Ouro
- Gabriel Leal
- 10/08/2025 09:16

A Capela do Distrito de Santa Lúcia, em Ouro, sediou na noite de sábado, 9 de agosto, a sétima noite da novena que antecede a XXVI Romaria de Frei Crispim.
A celebração foi conduzida pelo Frei Márcio Tessaro e fez parte da programação que ainda incluiu encontros nos dias 16 de agosto, com o Frei Ivo Lazzarotto, e 22 de agosto, com o Padre Gilvani Cordeiro.
O encerramento da programação religiosa será no dia 24 de agosto, com a Santa Missa presidida por Frei Evandro Aparecido de Souza, Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina.
Um dos momentos mais aguardados será a peregrinação especial, com início no Bairro São Cristóvão — local onde Frei Crispim faleceu em 22 de agosto de 1963, aos 64 anos, quando retornava das comemorações pelos 25 anos de sacerdócio de Frei Patrício de Nébola, então Superior dos Capuchinhos no Paraná e Santa Catarina. A caminhada começará por volta das 2h30 da madrugada e seguirá até a Capela de Santa Lúcia, com pontos de apoio ao longo do trajeto. Entre eles, destaque para o Centro Comunitário da Linha Vitória, onde serão servidos alimentação e hidratação.
Após a chegada, haverá a tradicional Romaria, com início no cemitério do Distrito até a Capela.
A XXVI Romaria de Frei Crispim, neste ano, terá um significado especial por marcar o centenário de sua ordenação sacerdotal, ocorrida em 28 de março de 1925.
A Capinzal FM fará a cobertura completa do evento.